POR UM JARDIM MAIS SAUDÁVEL

POR UM JARDIM MAIS SAUDÁVEL

Pronto para desfrutar a vida ao ar livre sem culpa? Para ter uma área externa realmente verde e bem cuidada, escolha plantas nativas, seja criterioso com os materiais, use a água com parcimônia e combata as pragas com fórmulas naturais, fáceis de preparar e que não agridem o meio ambiente

Um bom começo é optar por plantas nativas. Não apenas espécies do Brasil, mas também do ecossistema no qual o jardim está inserido. "É uma forma de reconstituir a vegetação existente", explica o engenheiro agrônomo e paisagista paulista Maier Gilbert, dando como exemplo a mata Atlântica, que no passado cobria boa parte do nosso litoral. A definição dos materiais também deve levar em conta o impacto ambiental de cada um.

Se o projeto prevê a instalação de um deck, vale verificar a procedência da madeira - existem no mercado opções certificadas, fruto de manejo florestal sustentável, ou que empregam espécies de áreas de reflorestamento, caso do pínus. Substitutos como o plástico reciclado são outra boa saída. Nas áreas pavimentadas, o cuidado é evitar a impermeabilização do solo, contribuindo assim para reduzir o problema das enchentes nas grandes cidades. "Uma boa dica são os pisos intertravados de concreto", indica o paisagista. "Como os blocos são encaixados sem rejunte sobre a terra, permitem a drenagem pelos vãos." Por outro lado, o consumo de água deve ser otimizado, se possível com a captação de chuva para irrigação.

QUALIDADE DE VIDA 
Mas será que isso é tudo? Há quem acredite que não. "O conceito de sustentabilidade está se expandindo para abranger a melhoria da qualidade de vida", aponta o paisagista paulista Benedito Abbud, que vem pesquisando o assunto. Segundo ele, há 20 anos, a função da área externa era apenas de contemplação. Hoje, ela funciona como ambiente de estar, lazer e até trabalho, graças à internet sem fio. "As cidades estão muito agressivas e as pessoas querem ter um lugar gostoso em casa. Nada melhor do que o jardim." irrigação.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: