O que é o gramado artificial de futebol?

O que é o gramado artificial de futebol?

 

Gramado de futebol = gramado artificial?

É nesse contexto que a FIFA reconhece o gramado potencial ou artificial para o desenvolvimento do futebol. Devido à sua resistência a efeitos meteorológicos e seu uso mais intensivo, ele é qualificado como a melhor alternativa à grama natural.  No entanto, a gama de produtos da terceira geração mostra enormes diferenças de qualidade entre os diversos sistemas disponíveis no mercado.

Somente superfícies de jogo artificiais testadas em laboratório e em campo de acordo com os rigorosos critérios de teste do Programa de Qualidade da FIFA podem ser chamados de Gramado Artificial de Futebol. Isso significa que esses sistemas cumprem os padrões de qualidade necessários para jogar futebol nos quesitos Desempenho no Jogo, Segurança, Durabilidade e Garantia de Qualidade.

Para identificar campos de Gramado Artificial de Futebol, a FIFA está concedendo a marca FIFA 1 Star RECOMMENDED a campos que cumprem o padrão para campos amadores e de comunidades e a marca FIFA 2 Star RECOMMENDED a campos que garantem o melhor desempenho de jogo para o nível profissional.

 

A história do gramado artificial

  • 1966

    Primeira superfície de jogo artificial

    A primeira superfície de jogo artificial num esporte foi instalada e usada no Astrodome em Houston, Texas. Essa superfície ficou conhecida como Astro Turf.

  • 1980

    Gramado artificial no futebol

    Um gramado artificial foi usado pela primeira vez no futebol profissional nos anos 1980. Clubes na Inglaterra, como o Queens Park Rangers, substituíram suas superfícies de grama natural por grama artificial da segunda geração.

  • 1994

    Qualidade inconsistente e questões de segurança

    Até 1994, devido à falta de qualidade e questões de segurança, todos os campos artificiais usados na Premier League inglesa foram substituídos por grama natural.

  • 2001

    O Programa de Qualidade da FIFA para Gramados Artificiais de Futebol

    A FIFA e a UEFA iniciaram um programa de garantia de qualidade para gramados artificiais. O objetivo era desenvolver um padrão industrial para as superfícies artificiais usadas para o futebol.

  • 2003

    O primeiro Torneio da FIFA num Gramado Artificial de Futebol

    A Copa do Mundo Sub-17 da FIFA foi o primeiro Torneio da FIFA no qual um dos quatro estádios estava equipado com um Gramado Artificial de Futebol. Dez partidas, incluindo a final, foram disputadas em um Gramado Artificial de Futebol da primeira geração.

  • 2004

    Regras do Jogo

    O IFAB (International Football Association Board) concordou em implementar o Gramado Artificial de Futebol nas Regras do Jogo. Somente superfícies FIFA 1 Star RECOMMENDED, FIFA 2 Star RECOMMENDED ou testadas de acordo com o IATS podem ser usadas para partidas internacionais.

  • 2007

    Copa do Mundo Sub-17 da FIFA no Peru

    A Copa do Mundo Sub-17 da FIFA no Peru foi o primeiro torneio internacional de futebol a ser 100% disputado num gramado artificial de futebol. A decisão foi tomada com base nas necessidades locais, com um clima seco mas também com chuvas fortes. Esses gramados também são um legado útil para o país.

  • 2009

    Produtor Preferido da FIFA

    A FIFA implementou a iniciativa Produtor Preferido da FIFA para aumentar a qualidade dos Gramados Artificiais de Futebol e proteger o usuário final. Produtores Preferidos cumprem os critérios de qualidade da FIFA em todas as áreas da construção de campos com Gramado Artificial de Futebol.

No Comments Yet.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: