Citronela

Estamos editando este post "Citronela livra a casa de insetos e aromatiza ambientes", graças a observações da leitora do blog Thamires, que nos mostrou a necessidade de detalhar um pouco mais as informações que aqui haviam sido publicadas.

Cymbopogon Spreng. é um gênero botânico pertencente à família Poaceae, subfamília Panicoideae, tribo Andropogoneae.

Neste gênero encontram-se a citronela e o capim-limão.

O gênero é composto por aproximadamente 155 espécies. Ocorrem na Europa, África, Ásia, Australásia, Pacífico, América do Norte e América do Sul¹.

A citronela, de nome científico Cymbopogon winterianus (Citronela-Java) ou Cymbopogon nardus (Citronela-Ceilão), pertence à família das Gramíneas e tem sua origem no sudoeste da Ásia. Parente do capim-limão², é uma planta cultivada em solo fértil e úmido.

A planta contém óleo essencial e é utilizada na fabricação de repelentes contra mosquitos e insetos, que é sua principal qualidade e pela qual é amplamente conhecida no mercado. Seu óleo essencial é rico em geraniol, citronelal e citronelol, substâncias responsáveis por exalar o perfume.

Donas de casa também já descobriram os benefícios proporcionados pela citronela, já que a planta repela também o Aedes aegypti, mosquito causador da dengue.

citronela

Mas, se você quer tirar o máximo da citronela, e obter resultados positivos, anote algumas dicas:

- Plantar a citronela na direção do vento em que se quer atingir o efeito repelente aumenta sua eficácia;

- As folhas podem ser queimadas em incensórios domésticos ou utilizando-se o óleo essencial em difusores elétricos;

- Ferva algumas folhas e faça uma espécie de chá para usar na limpeza de pisos;

- Para evitar picadas de mosquitos, amasse e esfregue uma folha de citronela nas partes do corpo mais expostas como braços e pernas;

- Mantenha uma muda em um vaso dentro de casa e, sempre que quiser, corte um pedaço de uma das folhas para que a essência se espalhe mais.

Seguindo essas dicas você pode, de forma ecológica, se prevenir contra mosquitos e insetos e ainda desfrutar de um ambiente aromatizado.

Você pode também  utiliza- lá como temperos, chás, remédios , pois ela possui muitos benefícios para saúde.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa planta.

Usos Domesticos Para A Citronela

  • Repelente. O óleo de citronela repele insetos, como mosquitos, pulgas e carrapatos, etc… Pode ser usado em seres humanos e diretamente na pele e não danifica as roupas.
    Os produtos comercializados de citronela mais comuns estão disponíveis em forma de velas, spray, óleo, cera, sabão e até em combustível de citronela para tocha de lâmpadas repelentes. O óleo de citronela é também está disponível em comprimidos ou barras de sedimento para colocar em áreas de lazer da casa ou no ar livre (redor das árvores, arbustos, etc…).
    Existem também coleiras para animais que contêm óleo de citronela. Isso permite que os animais de estimação ou outros animais fiquem protegidos com um repelente natural contra picadas de insetos com e sem asas e também pulgas.
  • Sabão. Os produtos químicos naturais de citronela também podem ser usados para fazer sabão caseiro que têm fortes propriedades antifúngicas e repelentes.
  • Piolhos. A citronela pode ser utilizada para repelir piolhos do corpo e da cabeça. O óleo de citronela é frequentemente utilizado em produtos tratamento contra piolhos, podendo também ser um eficaz como agente preventivo (para evitar o contagio por piolhos).
  • Aromaterapia. Óleo de citronela, quando devidamente diluído em um ou mais óleos base pode ser aplicado na pele. Geralmente produz uma leve sensação de calor, aliviando músculos e articulações dolorosas. O aroma do óleo de citronela também pode ajudar a combater a fadiga nervosa, alivio de enxaquecas e dores de cabeça.
  • Perfume. O óleo de citronela de Java é um dos óleos de perfume mais amplamente utilizado como elemento base para produtos de perfumaria, especialmente pelas propriedades do geraniol.

 

Propriedades medicinais

Vários estudos observaram que plantas produtoras de citronelol possuem potenciais atividades farmacológicas. Por exemplo, o capim citronela (Cymbopogon winterianus) e a Erva-cidreira-de-arbusto (Lippia alba) são plantas medicinais que possuem o citronelol em sua composição química e são indicadas no combate à febre, tosse, gripe (GHEDINI et ai, 2002) e asma (BARBOSA etal., 2007).

Um estudo clínico avaliou a junção de 4 extratos de plantas medicinais (Ganoderma lucidum — 3 mg, Codonopsis pilosula — 27, 1 mg, Angelica sinensis — 64,5 mg) e Citronellol (273,6 mg), chamado de CCMH, administrados por 6 semanas, em forma de cápsulas, para 105 pacientes (74 mulheres e 31 homens) como terapia coadjuvante do câncer (n 60 mama, n 24 colorretal, n 14 nasofaríngeo e n 7 pulmão), ressalta-se que o pacientes estavam em tratamento quimioterápico e/ou radioterápico. Foi realizado um hemograma completo antes e após as 6 semanas de tratamento. O estudo demonstrou que foi possivel diminuir a leucopenia, neutropenia, as células exterminadoras naturais ou células NK (do inglês, natural killer cell) e as contagens de linfócitos CD4, demonstrando que o tratamento com CCHM poderá ter implicações clinicas importantes em pacientes com câncer que são submetidos ao tratamento com quimioterapia elou radioterapia (ZHUANG et ai., 2009).

O citronelol também possui registros de seus efeitos como inseticida e de repelência contra mosquitos e moscas (RAJA et al., 2001), atividade acaricida (OLIVO et ai., 2008), elevada açao carrapaticida (CHUNGSAMARNYART; JIWAJINDA, 1992), antifúngico (PATTNAIK; SUBRAMANYAM; KOLE, 1996; NAKAHARA et ai, 2003), anti-inflamatório (SU et ai., 2010), vasodilatador (BASTOS et al., 2009), melhora da função imunológica (ZHUANG et al., 2009) e possível atividade anticonvulsivante (SOUSA et ai., 2006; QUINTANS-JÚNIOR et ai, 2008).

O óleo essencial da citronela possui efeito terapêutico. Ele é produzido por espécies vegetais de gramíneas, uma das maiores familias de plantas existentes (Familia Poaceae), a qual pertence o género Cymbopogon e que são conhecidas popularmente como "citronela". Pertencente a esse, existem mais de 120 espécies originárias da Ásia tropical e amplamente distribuídas nas partes tropicais do mundo (PEREIRA, 2009). Ela é comumente utlizada na medicina tradicional indiana, chinesa e brasileira (SIMON; CHADWICK; CRAKER, 1984). O cultivo de citronela no Brasil toma importante espaço no mercado de produtos naturais, devido à grande procura por seu óleo essencial tanto no mercado interno quanto para exportação (ROCHA; MING; MARQUES, 2000).

De forma alguma estamos recomendando o uso da Citronela para tratamentos de saúde, os resultados apontados foram obtidos dentro de estudos em situações específicas experimentais. Procure um médico.

As espécies do género Cymbopogon são conhecidas popularmente como:

• Cymbopogon winterianus (Citronela, Capim-citronela, Citronela-de-java, Citronela-do-ceilâo);

• Cymbopogon citratus (Capim-limão, Belgata, Belgate, Capim-cheiroso,Capim-cidrao, Capim-cidreira, Erva cidreira, Capim-cidrilho, Capim-cidró, Capim-de-cheiro, Capim-marinho, Capim-membeca, Capim-santo, Chá-de-caxinde, Chá-de-estrada, Chá-de-príncipe, Chá-do-gabâo, Cidró, Esquenanto, Palha-de-camelo,Principe);

• Cymbopogon nardus L Rendle (Citronela, Cidró-do-paraguai).

(CASTRO; RAMOS, 2002; PRATO, 2013a; PRATO, 2013b)

Caso deseje aprofundar-se no uso da citronela e outras diversas plantas de sua familia, recomendamos a excelente dissertação de mestrado de Thiago Brasileiro de Vasconcelos em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/7923/1/2013_dis_tbvasconcelos.pdf

 

Mais referencias

1-pt.wikipedia.org/wiki/Cymbopogon

2-pt.wikipedia.org/wiki/Capim-limão

 

No Comments Yet.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: