Três elementos essenciais de um “passeio artistico” em seu jardim – Tiffany Carboni

Um caminho ao ar livre vem numa das duas categorias:
1) Uma ferramenta direcional para mover pessoas para um destino tão eficientemente quanto possível, ou

2) um dispositivo que permite que as pessoas envolvam os sentidos à medida que serpenteiam em direção a um destino em um ritmo calmo.

paisagem mediterrânea por The Garden Route Empresa

"As três coisas mais importantes para a concepção de um caminho: Garanta que ele leva a algum lugar, que ele permanece em harmonia com o seu entorno e é confortável para andar".

paisagem moderna por The Garden Route Empresa

 

1. Verifique se o caminho proposto leva a algum lugar. Uma trajetória de sucesso, não importa qual o seu tipo, tem que ter um destino, caso contrário, é simplesmente inútil e frustrante. A frase "caçada" vem à mente.

paisagem tradicional por Aquascape Inc.

Mas isso não significa que o destino tem que ser uma porta de entrada ou na garagem.Pode ser uma fonte serena com um banco ou um jardim de rochas. A ideia é dar às pessoas uma recompensa no final de sua viagem.

paisagem moderna por The Garden Route Empresa

2. Mantenha o caminho em harmonia com seu entorno. Caminhar em caminhos cujos materiais não tem nada a ver com nada ao redor pode ser desconcertante. Optar por materiais que se encaixam um tema já existente do exterior ou o jardim de sua casa, ou os recursos naturais que se misturam harmoniosamente com o que já está nas proximidades traz harmonia e singeleza ao projeto.

paisagem contemporânea por The Garden Route Empresa

3. Dê ao caminho uma sensação boa. Esta é uma questão dupla. Se você estiver planejando criar um caminho gradativo, as pedras devem ser colocadas a uma distância confortável uma da outra. uma distância média é de cerca de 90cm a partir do centro de uma pedra para o centro da próxima pedra, Ayers diz. As lacunas entre as pedras devem ser geralmente não mais do que 04 centímetros.

A distância real pode ser diferente dependendo de quem para quem você projeta o caminho: Um homem alto, atlético, por exemplo, provavelmente vai ter um comprimento do passo diferente do que alguém de menor estatura.

paisagem mediterrânea por The Garden Route Empresa

A outra questão de conforto é a estabilidade. Você simplesmente não pode pedir às pessoas para caminhar em um caminho ou degrau que está balançando. É desconcertante e potencialmente perigoso. Uma sugestão é que as pedras ou plataformas do caminho tenham pelo menos 45cm x 50cm x pelo menos 1cm de espessura., isso vai dar estabilidade decorrente do peso e forma das pedras, enquanto que a espessura vai evitar que a mesma possa rachar. O ideal é que a pedra fique sobre uma base de areia, argamassa ou cascalho bem fino para se obter melhores resultados.

paisagem mediterrânea por Lou Penning paisagens Inc.

paisagem contemporânea por The Garden Route Empresa

paisagem mediterrânea por The Garden Route Empresa

O ideal é que fique ligeiramente acima do nível do solo.

Materiais

Os caminhos podem ser feitos de madeira, concreto, tijolo, granito decomposto, laje ou qualquer outro material no qual se sente bem para andar e ofereça característica antiderrapante quando molhado.

paisagem eclética por The Garden Route Empresa
paisagem contemporânea por Paisagismo decorativa

Lacunas, ou articulações, também pode ser preenchido com granito decomposto, concreto, um tipo diferente de pedra que o passeio, pedras de rio, pedras, cascalho, areia da praia ou bolinhas de gude.

paisagem tradicional por The Garden Route Empresa

Ditando o ritmo

O tipo de caminho que você escolher vai definir o ritmo de quão rapidamente ou lentamente alguém vai chegar ao destino pretendido. Se você está tentando fazer com que os hóspedes caminhem até à porta da frente, um caminho reto faz mais sentido. Um caminho de entrada é, idealmente, pelo menos, 5 metros de largura, para que duas pessoas podem caminhar lado a lado confortavelmente.

paisagem tradicional por Jan Enright Creations

 

Um caminho sinuoso no jardim, no entanto, pode ser muito estreito, como a intenção é para que o individuo descubra o que está por vir.  Se você que quiser alguém fique mais tempo em determinado ponto, a curva deve ocorrer em torno dos pontos focais, como uma árvore, pedra ou acostamento de terra. A curva deve ser mais sinuosa em torno dos pontos de interesse ao invés de arbitrariamente em "torno de nada".

paisagem tradicional por Passos Construction Co

 

Layout de Fábrica

Independentemente do destino de um caminho, a viagem deve ser feita à um local visualmente atraente, com uma variedade de recursos. Quais recursos você escolhe depende de quanto tempo você deseja capturar a atenção de alguém. "Para uma reta, caminho largo que leva a uma porta da frente ou na garagem, podemos oferecer uma única espécie de flora, como gramíneas. Dessa forma, eles podem se divertir enquanto caminham diretamente ao seu objetivo. Por outro lado, um caminho sinuoso pode obter uma grande variedade de espécies para prender mais a atenção.

Adaptado de "3 essential elements of an artful garden path", matéria escrita por Tiffany Carboni ao entrevistar o arquiteto paisagista Sandy Ayers, co-proprietário do The Garden Route Empresa.

No Comments Yet.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: