Plantas ajudam a regular temperaturas em casas

Uma casa com conforto térmico natural é sempre mais sustentável, pois não precisa de aparelhos como ventiladores e ar-condicionado para deixar o ambiente em uma temperatura agradável, o que economiza no consumo de energia elétrica.
Assim, o uso de plantas pode ser um grande aliado, ajudando a regular a temperatura de construções. Uma das maneiras com que isso pode ser feito é plantando trepadeiras em treliças no lado mais quente da casa, de preferência em uma pequena tela, cerca de 15 centímetros da parede. Assim, uma espécie de colchão vertical de ar frio é criado entre as plantas e a casa, ajudando a deixar a temperatura mais amena.
Em casas com mais espaço, árvores podem ajudar a obter sombra no verão e bloquear a entrada de vento no inverno. Uma dica para as regiões temperadas: as plantas decíduas, que perdem suas folhas em temperaturas mais frias, fazem sombra no verão mas permitem a entrada do sol no inverno.
É possível ainda montar telhados verdes, o que impede que a construção absorva excessivamente o calor durante o dia.
Quando for plantar qualquer planta em seu jardim, lembre que espécies nativas crescem mais rápido e necessitam de menos manutenção.
Estas escolhas por mais simples que sejam exigem um minimo de planejamento pois uma escolha inadequada pode causar danos e prejuízos ao imóvel ou ao projeto. No caso de árvores, a espécie errada pode não fornecer sombra adequada, ou pode quebrar calçadas com suas raízes, causar problemas no sistema hidrossanitário e etc. Pode acabar por escolher plantas de sol ou grama para determinada área e de repente nos meses seguintes, aquela região da casa ser tomada pela sobra fazendo com que seu jardim morra. Existem diversos pontos a serem abordados e o fato é que a maioria dos arquitetos não é suficientemente preparada para elaborar um projeto adequado de paisagismo sozinho, neste caso ele pode solicitar a consultoria de um paisagista ou você pode fazer esta solicitação. Isso vai garantir a viabilidade de seu investimento
Se tiver dúvidas quanto a que tipo de planta será mais adequada a seu projeto, necessitar de um projeto de paisagismo ou mesmo tirar dúvidas básicas, entre em contato com a Arbustus Paisagismo e prontamente poderemos lhe ajudar.
Arbustus Paisagismo
85-30473154 ou 85-41416337
contato@arbustus.com.br
www.arbustus.com.br

 

No Comments Yet.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: