Como manter seu gramado verde?

Como manter seu gramado sempre verde?

Está é uma pergunta simples mais repleta de pequenos detalhes. Vivemos uma onda de conscientização ecológica onde a necessidade de se manter áreas verdes de convivência é cada vez mais evidente. Diante do aquecimento global uma área gramada pode favorecer bastante a criação de um microclima mais agradável. Olhando por outro lado, onde cada vez mais se faz necessário a economia dos recursos naturais como a água, é preciso visual e ecologicamente falando encontrar o equilíbrio necessário à existencia.

Um gramado verde é sinal de qualidade de vida, de zelo pela manutenção do imóvel e mostra uma verdadeira preocupação pelas pessoas que utilizam àquele espaço.

Agora sem mais delongas, vamos iniciar neste 1º post a falar como deixar seu gramado sempre verdinho:

Quando se começa da maneira certa, é mais fácil manter tudo em ordem com o passar do tempo. Isso é uma verdade em todas as áreas, principalmente no jardim. No plantio, a utilização do tipo de solo adequado para o plantio, a correta adubação, a drenagem adequada e o planejamento antecipado da irrigação vão ter um efeito positivo de longo prazo.

Trate o seu solo adequadamente. Caso existam ervas daninhas, contate um profissional da área para que possa fazer a aplicação do herbicida mais adequado. A adubação, como já citado faz parte do correto manejo do solo, onde for possível, utilize substrato feito a partir da Carnaúba como base a ser misturada com o solo e assim efetue a preparação adequada para realizar o plantio. A Carnaúba contém uma substancia específica que favorece o enraizamento. Com uma boa adubação na fase de plantio, rapidamente você terá o gramado bem formado e evitará muitos problemas no futuro. A vermiculita é um insumo adequado para ajuda-lo na correta distribuição de água e nutrientes ao gramado.

Nivele adequadamente o terreno. É preciso prever como será feito o escoamento das águas oriundas da irrigação e chuvas, lembre que água empoçada é sinônimo de lodo e doenças no gramado. Geralmente a drenagem por gravidade funciona bem, em alguns casos, como na execução de campos esportivos, é necessário prever calhas de drenagem e o famoso sistema "espinha de peixe".

Lembre: não existe grama verde ou jardim natural sustentável sem água, para grama esmeralda, são necessários 08 litros d'água por metro quadrado por dia dia para manter seu gramado em ordem, isso significa que se você tem um jardim com 100 m² serão pelo menos 800 lt/dia e no minimo 24.000 litros por mês. Se você tem dificuldades com esse consumo de água, provavelmente a grama sintética será a solução para você. É preciso antes do plantio, definir como será feita a irrigação, se você irá dispor de tempo adequado para fazer isso manualmente, ou será melhor economizar água, tempo e por fim recursos financeiros a médio e longo prazo com a execução de um eficaz sistema de irrigação. Abordaremos este assunto num outro post mais tarde.

Podemos citar muitos outros detalhes que irão intervir na qualidade futura de seu gramado.

Abordaremos mais assuntos no próximo post.

No Comments Yet.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: