10 BOAS RAZÕES PARA PLANTAR ÁRVORES

Desde criança lembro de meu pai repetindo algumas metas importantes para se cumprir na vida:

1. Tenha um filho;

2. Escreva um livro;

3. Plante uma árvore.

 

Pois bem, hoje vamos te dar 10 bons motivos para plantar não só uma, mas muitas árvores!

 

01. Produz oxigênio, reduz gás carbônico 

As árvores respiram, assim como nós, só que às avessas. Enquanto os humanos inspiram oxigênio e expiram gás carbônico, árvores em equilíbrio inspiram gás carbônico e expiram oxigênio.

Em um ano, uma árvore inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas viver por um ano. As florestas do planeta – incluindo árvores vivas, madeira morta, dejetos e solo – armazenam aproximadamente 50% mais carbono do que existe na atmosfera, enquanto as árvores geram 40% do oxigênio do mundo.

Portanto, plantar uma árvore equivale basicamente a acrescentar outra célula aos pulmões da Terra, pois isso reduz o acúmulo do CO2 atmosférico liberado pela atividade humana que causa o aquecimento global.

02. Cultiva mais alimentos com fertilizantes naturais (2/11)

  • Plantar árvores em fazendas pode ajudar outras lavouras a se desenvolverem melhor, inicialmente por meio da melhoria da qualidade do solo. A presença de árvores no meio da plantação ou alternadas com a lavoura pode melhorar a fertilidade do solo e aumentar sua umidade, além de reduzir a erosão.Isso porque, além do gás carbônico, muitas árvores absorvem nitrogênio, um nutriente essencial da terra. Esse processo de fixação de nitrogênio melhora a fertilidade do solo, sobretudo através das folhas cheias de nutrientes que caem no chão e fertilizam a terra. Assim é possível reduzir a necessidade de fertilizantes nitrogenados artificiais feitos com produtos derivados de petróleo.

    Além de proporcionar fertilizantes, as árvores atuam como anteparos contra o vento, atraem abelhas e outros insetos que polinizam as lavouras, e ainda fornecem suprimento alimentar para os animais de cria

03. Preserva o abastecimento de água

As raízes das árvores reforçam o solo e suas folhas dispersam as gotas de chuva, de forma que, nas áreas florestadas, a chuva é espalhada de modo homogêneo e suave, sem cair torrencialmente. A água penetra no solo chegando até aquíferos subterrâneos que abastecem córregos e rios, em vez de fazer os cursos de água transbordarem, levando o solo enfraquecido. Regiões desmatadas podem perder até 90% da água da chuva.

Enquanto isso, florestas tropicais como a Amazônia produzem grandes quantidades de água por meio da evaporação das árvores e vegetação em geral, criando nuvens de chuva que levam suprimentos vitais de água para outras áreas. Mais de dois bilhões de pessoas dependem das áreas florestadas para proteger seus suprimentos de água.

Ao plantar árvores em áreas onde a escassez de água é um problema, o Centro Mundial Agroflorestal recomenda árvores caducifólias. Durante os períodos de seca elas consomem menos água que outras espécies e concorrem menos com as lavouras.

04. Previne a desertificação 

As árvores estabilizam o solo e, nas zonas áridas do mundo, podem evitar que o vento leve embora a camada superior do solo com seus nutrientes, garantindo, assim, que a área não se transforme em um deserto ou crie correntes de poeira. As árvores também freiam os ventos e agem como uma barreira contra o avanço das dunas de areia.

Na China, o governo está plantando uma faixa de árvores com 4.500 quilômetros de largura em todo o norte do país para reduzir a desertificação; no Níger, um programa de plantio conseguiu recuperar milhões de hectares de terras anteriormente degradadas.

05. Resiste à erosão costeira e aos deslizamentos 

Trabalhadores plantam árvores de mangue em um jardim botânico em Jacarta (Indonésia) para marcar o Dia da Terra. Chuvas intensas e tempestades podem desencadear deslizamentos de terra, se o solo ficar saturado. Onde não há qualquer cobertura arbórea, aumenta o risco de as chuvas torrenciais levarem embora o solo, fazendas e edifícios. Em zonas costeiras, a irrupção de tempestades varre as áreas desmatadas muito mais rapidamente, com um resultado devastador.

Contudo, o plantio de mangues, por exemplo, protege as áreas costeiras mais baixas contra a força das tempestades. Nas encostas de morro, as raízes profundas das árvores mantêm firmemente as árvores e a camada superior do solo, ancorando-os nas camadas mais profundas do solo. Isso faz o chão ficar mais forte e mais resistente a deslizamentos de terra ou erosão. E, nas regiões montanhosas, durante o inverno, as árvores também ajudam a conter avalanches,

protegendo as áreas habitadas.

06. Preserva a biodiversidade (6/11)

Plantar e manter matas diversificadas ajuda a preservar a grande variedade de espécies que compõem os ecossistemas e ainda garante outros itens, como água, solo bom e medicamentos para o futuro. As árvores atraem não apenas os insetos que polinizam as lavouras, mas também os pássaros que comem os insetos, além de outros animais que formam um ecossistema florestal.

As florestas são as áreas de biodiversidade mais importantes em terra firme, abrigando até 90% da flora e fauna terrestres conhecidas. Perder biodiversidade significa perder a variedade genética que fornece proteção extra contra as doenças e pragas que afligem muitas lavouras e animais.

07. Aumenta a saúde e a felicidade (7/11)

As árvores ornamentam e melhoram as áreas urbanas, fornecendo sombra, oxigênio e sensação de bem-estar, além de encorajar as pessoas a praticar exercícios. Uma pesquisa na Holanda e no Japão sugeriu, por exemplo, que as pessoas teriam mais disposição para andar a pé ou de bicicleta se as ruas fossem margeadas com árvores, melhorando assim sua saúde.

As árvores também melhoram a qualidade do ar, o que reduz os problemas respiratórios, e já foi até comprovado que as pessoas que podem avistar uma árvore do local de trabalho são mais produtivas. (Foto: Reuters)

08. Fornece medicamentos 

  • Um jardineiro cuida das mudas do que se acredita ser a última árvore nativa de Corypha Taliera, na Universidade de Dacca, em Bangladesh. Pesquisadores ainda têm esperança de que suas sementes possam demonstrar qualidades medicinais.A aspirina, originalmente, provinha da casca de um salgueiro. O quinino, usado para tratar a malária, vem da casca das árvores de quina (Cinchona). Produtos medicinais tirados de árvores ajudam a tratar doenças, e quem sabe quais curas futuras poderão vir das florestas ou do quintal de casa? Nesse meio tempo, óleos essenciais ,gomas e resinas também podem ser usados em produtos medicinais e terapêuticos

09. Empodera as comunidades locais 

O agricultor de especiarias Kassim Sisso colhe a casca de canela na fazenda da sua família em Zanzibar. Árvores e outras formas de vegetação protegem e encorajam a vida comunitária. Elas fornecem produtos comerciais, como madeira de lei, lenha para fogo, alimento, forragem para os animais, fibras, resinas, bebidas e frutos. Mais de um bilhão de pessoas vivem em florestas ou próximo a elas, e dependem das árvores para sua sobrevivência.

Plantar árvores pode significar uma renda extra para os agricultores – nos trópicos, cerca de 500 mil agricultores em pequena escala ganham a vida com as árvores em suas terras. As árvores proporcionam também ornamentação, sombra e, é claro, um ótimo lugar para criança aventureiras e curiosas escalarem.

10. Celebra a cultura, relembra os entes queridos 

Crianças participam de uma procissão de Corpus Christi pelas ruas e casas cobertas com galhos de árvore, em Zahara de la Sierra, sul da Espanha. As árvores são ícones culturais e espirituais importantes e servem como memoriais fundamentais às identidades tradicionais.

Muita gente planta árvores para marcar aniversários e falecimentos e, em diversas tradições, acredita-se que as árvores abrigam os espíritos e as almas dos ancestrais. Com frequência elas simbolizam os vínculos entre a Terra e a humanidade, a Terra e o Céu, ou entre presente e passado. Plantar uma árvore pode ser um ato de rememoração ou afirmação, mas, em todos os casos, é sempre um gesto positivo e de afirmação da vida.

 

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: