GRAMA SINTÉTICA X NATURAL – A GUERRA DA GRAMA: O que define a Grama Artificial para ter resultados melhores que a natural?

Jardim com gramaNormalmente usamos grama natural para transformar os jardins de nossos clientes, uma vez que é isso que a maioria das pessoas pede.

Durante anos, a grama sintética foi considerada um substituto pobre para a grama natural, mas isso está mudando graças a melhorias significativas no mundo da grama artificial. Dependendo de suas circunstâncias e necessidades, a grama artificial pode realmente ser a melhor escolha. 

 

Grama Artificial

Houve um tempo quando a semelhança da grama sintética para a grama natural foi praticamente limitada a ambas serem verdes. Durante décadas, a grama sintética foi vista como nada mais do que uma superfície de jogo em campos esportivos e algo que um verdureiro pode colocar em sua vitrine.

Muita coisa mudou desde então. A fabricação e tecnologia por trás da produção de grama artificial tem avançado tanto, que hoje é possível criar um produto que é irreconhecível para seus antecessores, em termos de realismo. Agora, proprietários de casas estão começando a observar um realismo incrível no produto moderno e estão aprendendo sobre as outras vantagens de ter grama artificial em seus jardins.

Alguns dos diferenciais da grama sintética no jardim que justificam o investimento são:

  • Baixo custo de manutenção
  • Longevidade
  • Conveniência
  • Custo de médio e longo prazos baixos
  • Impacto ambiental

Neste artigo, vamos dar uma breve olhada em algumas dessas vantagens e as coisas a ter em mente ao decidir dar o salto de investimento para a grama artificial.

Manutenção

Do corte regular que a grama natural precisa, do controle de pragas e irrigação, a grama precisa de ainda outros muitos cuidados para se manter verde e uniforme durante o ano todo. Ela pode exigir uma adubação regular e replantios onde por algum motivo ela se desgastou, mais cedo ou mais tarde vai requerer o uso de produtos químicos, vai exigir horas dedicadas à sua manutenção ou mesmo que você permita estranhos entrando regularmente em sua residência para manter o jardim. Cuidar de um gramado natural é algo que requer tempo e dinheiro!

Um dos grandes pontos de venda que justificam a aquisição da grama artificial é que a manutenção necessária é significativamente menor, do que a necessária para a grama natural. A grama sintética não requer rega, corte ou adubação, sem falar que você não vai ter problemas com ervas daninhas ou com a grama amarelada quando você estiver sem tempo para regar seu gramado e sol estiver forte, essas razões fazem do grama sintético uma escolha ideal para aqueles com vidas ocupadas, que querem uma ótima aparência do gramado, sem o esforço envolvido em manter a aparência boa durante todo o ano. Outro ponto importante é que pessoas idosas ou doentes, que simplesmente não pode manter seus gramados como já fizeram, vão ter sempre seu jardim bem cuidado, fato este que eleva a auto-estima e favorece o bem-estar do individuo.

Isso não quer dizer, entretanto, que a grama artificial é totalmente livre de manutenção. Ela vai exigir escovação ocasional e uma vez ou outra uma limpeza com mangueira para remover qualquer sujeira ou manchas que não são lavadas naturalmente pela chuva, mas em comparação com grama natural, a manutenção é relativamente baixa e pode ser efetuada por mão de obra não especializada, em intervalos bem maiores.

Grama Artificial x Grama Natural... você já pode dizer a diferença ?!

 

Longevidade

Enquanto a grama natural, obviamente, pode durar por muitos anos, eventualmente ela pode ser danificada e secar, ocasionalmente pode ser necessário substituir áreas gastas por um novo gramado e assim revitalizar áreas persistentemente “carecas”.

Apesar de grama artificial não durar indefinidamente como a grama natural(ou seja ela tem uma vida útil), é surpreendentemente resistente. Um gramado sintético fabricado com fio de qualidade, pode durar anos antes de apresentar sinais de desgaste que justifiquem sua substituição, isso vai levar-lhe a uma grande economia de recursos.

 

Considerações PráticasSandra Banzato

Um fator importante na decisão de muitas famílias em instalar um gramado artificial está em como eles estão usando seus jardins, ou a intenção de usá-lo. As crianças e os cães gostam de correr e isso pode facilmente danificar um gramado natural, o que significa não só sua aparência sofre mas pode tornar-se uma grande poça de lama. A grama artificial é ideal para jardins familiares ocupados em que ele possa suportar esse tipo de uso e ficará livre de lama faça chuva ou faça sol.

Colegio São Rafael 2

Conveniência

Grama sintética pode ser extremamente conveniente em espaços muito pequenos, onde não pode ser prático usar um cortador de grama, criando esse apelo verde inconfundível de um verdadeiro jardim. É extremamente popular para aqueles com grandes áreas sombreadas ou que querem ter um jardim no terraço do apartamento ou em varandas amplas. Isso dá a oportunidade de criarem um 'mini-jardim ", sem as complicações e inviabilidades que existem na grama natural. A grama artificial se presta bem para quase todas as situações dentro de um jardim.

China in Box

Custos

Não há dúvida de que a grama artificial é muito mais cara do que a grama natural, isso leva as pessoas a se questionarem se vale mesmo a pena ter um gramado artificial em casa. Muitos que se convencem de seus benefícios, pensam em economizar comprando grama sintética de "qualidade duvidosa", não lembrando que todo produto tem seu “preço” e que muitas vezes a compra de um produto barato vai ser apenas a fonte de uma frustração futura com o rápido desgaste de um produto de qualidade inferior (ver “Grama Sintético – Preço – O que o Compõe?").

Você pode esperar pagar em qualquer lugar a partir de cerca de R$ 90,00 por metro quadrado, dependendo da qualidade, talvez um pouco mais dependendo do modelo ou se ela for vendida montada, pois algumas vezes, gramados artificiais podem exigir adaptação por profissionais.  Existe claro, empresas e pessoas que vendem um "tapete verde" como se fosse grama sintética, mas não contam com a durabilidade e segurança de uma "grama sintética original". Você pode economizar dinheiro montando você mesmo, mas para um resultado profissional, e para assegurar as garantias do produto, quase sempre vale a pena pagar para obter os serviços de um paisagista e um instalador profissional de grama sintética. O fato é que uma grama de qualidade vai lhe ajudar a economizar em manutenção, água, reposições etc, como já mencionado anteriormente.

Lembre, você quer:

  • Longevidade na beleza;
  • Segurança com materiais ATOXICOS;
  • Economia diante de constantes resposições;
  • Garantia de serviços e produtos adquiridos.

Se não puder ter isso, se por algum motivo uma grama sintética de qualidade não couber em seu orçamento, invista numa grama natural, pois com ela você já sabe o que está comprando e evitará muita dor de cabeça futura.

Impacto Ambiental

Ao contrário da grama artificial, um gramado natural estimula a biodiversidade, permitindo que os vermes prosperem no subsolo e insetos se alimentem da grama e de plantas que crescem no seu jardim. Esta é uma das principais críticas levantadas contra grama artificial, mas a realidade é mais complicada do que isso. Produtos utilizados para manter a grama natural não são particularmente bons para o meio ambiente, a grama natural exige uma quantidade mínima de água para se manter verde e saudável e o corte regular da grama consome energia elétrica ou gasolina para a execução do serviço.

A grama artificial, claro, é dependente de recursos naturais, como plásticos e óleo para a sua produção, o que tem um impacto ambiental negativo, mas não se compara de forma alguma, aos custos de manutenção e consumo de outros recursos naturais necessários à vida. A grama sintética tem forte apelo ecológico pois economiza água!

Em última análise, se você escolher manter um gramado natural ou vai optar por grama artificial, a decisão vai depender da sua situação individual, orçamento, estilo de vida e, finalmente, os gostos, mas vale a pena ponderar os prós e contras antes de tomar uma decisão final, pois assim como uma lampada de LED frente a uma incandescente, a grama sintética se paga com o passar do tempo.

Para receber dicas sobre grama sintética ou o livro "Como lucrar com grama sintética - Aprenda como lucrar ou a reduzir custos, clique neste link, se cadastre e ainda receba mais dicas sobre o assunto.

No Comments Yet.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: