Grama Sintética – Preço – O que o compõe?

Para leigos, é muito difícil saber diferenciar um modelo de grama sintética de outro, para muitos tudo não passa de uma questão de preço e portanto acham que não irá influenciar em termos reais, sua lucratividade escolher a grama sintética A ou B.

Neste pequeno post iremos debater alguns detalhes que já comentei antes, mas que irei novamente mencionar aqui.

Assim como todo produto, o seu preço é uma composição básica de preços de alguns fatores, tais como: custo de matéria prima, custo de fabricação influenciado pela tecnologia fabril, custo de logística, margem de lucro, comissões e impostos(estes sempre mais altos que muitos dos demais itens). O fato é que a soma destes fatores faz com que o preço do produto seja de fato diferente dos seus concorrentes.

Com a grama sintética não é diferente, eis então o que compõe os custos do preço da grama sintética e como fazer sua compra com segurança.

Os três primeiros itens que vamos destacar são os insumos: fios, base e látex que constituem a essência da grama sintética. É bem sabido por nós, que produtos semelhantes podem ter durabilidade completamente diferentes, pois com a tecnologia atual é bem fácil "maquiar" algo para que pareça durável, embora não seja. O fio e base são responsáveis por aguentar praticamente toda a carga de trabalho sofrida pela grama sintética, existem testes como o laborsport que pretendem avaliar o desempenho deste conjunto de modo que se possa ter uma previsibilidade minima da durabilidade da grama. Quando de sua composição, Forbex escolheu e firmou parceira estratégica com a TenCate, que na atualidade produz fios e bases de qualidade imbatível, para termos uma ideia, produtos TenCate chegam a durar cerca de três vezes mais que produtos de sua principal concorrente a Bonar, isso aliado a um látex de composição exclusiva, desenvolvido pela Bayer, faz com que a grama sintética Forbex tenha uma durabilidade acima da média, ou seja, você vai poder pagar o campo e ter a certeza de que vai ganhar dinheiro com ele durante muitos anos sem maiores despesas. Com 30% a mais, você aumenta a lucratividade em mais de 100%!

Outro insumo estratégico na composição do preço da grama sintética e a borracha de recheio do campo. Este insumo representa quase 12% do valor da grama sintética. Pela deficiência na produção brasileira, custos de impostos, logística e etc. para se ofertar um preço mais baixo, utiliza-se com frequencia borracha de menor qualidade resultando num campo duro ou desconfortáve para jogar. A borracha utilizada geralmente e proveniente de pneus reciclados, onde para se baratear os custos de produção, utilizam pneus de todos os tipos de veículos. Essa borracha barata geralmente sofre com os efeitos da falta de tecnologia de produção, onde equipamentos inadequados, "praspam" ou "moem" ou pneus de forma inadequada, proporcionando uma granulometria impropria para um jogo seguro e confortável, além de causar prejuízos diretos ao investimento do campo, pois com um campo ruim, ou pelo menos "bom", o prazer e a intensidade do prazer de jogar diminuem, além do que borracha dentro destes parâmetros não é capaz de proteger os fios da grama sintética adequadamente, ocasionando um desgaste prematuro do produto, outro fato é que a raspa, unida a uma drenagem inadequada dificulta o escoamento das águas, prejudicando assim o látex, acelerando o desgaste do gramado. Outro fato importante com relação a borracha é que em processos inadequados de produção, onde se fabrica borracha barata, não é incomum encontrarmos vestígios de arames ou subprodutos do pneus, prejudicando sobremaneira os usuários do campo. Não é incomum pessoa que jogam em campos que utilizam borracha com estas características reclamarem de machucados, sujeira e desconforto ao jogarem em campos sintéticos.  É bem verdade que a borracha ADEQUADA é extraída de banda lateral de pneus de caminhão, que utilizam látex NATURAL em sua composição, proporcionando maciez ao campo, nós da Arbustus, em nossos campos utilizamos preferencialmente, borracha não oriunda de pneus, o que proporciona maior maciez, qualidade e uniformidade do campo, outro fato é que isso garante a granulometria, ou seja, o tamanho adequado dos grãos de borracha para serem utilizados proporcionando conforto e durabilidade ao campo. Existe também outro problema em se utilizar borracha barata para reduzir o preço da grama sintética, geralmente ela vem com muito pó de borracha, deixando os jogadores sujos cada vez que caem.

A realidade é que o produto utilizado era ruim, enfim, o barato que saiu caro!

Outro insumo importante para a composição do preço da grama sintética é a cola e o tape utilizado para fazer a colagem do campo. Para se baratear o preço da grama sintética, utiliza-se com muita regularidade cola de contato, a famosa "cola de sapateiro", por ser mais barata e por ser mais fácil de encontrar a venda, para isso ao invés do tape adequado, para se utilizar a cola de contato, se utiliza um tape parecido com um saco de ráfia que permite a colagem utilizando-se deste substrato. A colagem segura é feita na verdade com cola PU bicomponente, que exige daquele que a utiliza equipamentos adequados e pericia técnica no seu manuseio e montagem, além de se utilizar tape adequado, com boa largura, fazendo com que maior área seja colada. A cola PU tem um custo significativamente maior, mais é mais segura e garante que o campo vá até o fim sem necessidade de reformas para corrigir emendas ou colagens adicionais.

A logística é outro fator importante na produção e composição de custos da grama sintética. Forbex tem sua fábrica na argentina, de onde distribui sua grama para o Mercosul e outras partes do mundo, como fabricamos nossa própria grama sintética, garantimos a uniformidade do produto que é vendido e entregue ao cliente.

Nosso processo fabril passa pelo crivo da certificação ISO 9001, padrões elevados de qualidade e um maquinário diferenciado, garantem a qualidade da produção que vai a detalhes como a correta aplicação do látex. Isso é um grande diferencial pois, com grama importada da china ou de outros lugares, comprando de empresas que conseguem reduzir seus custos, reduzindo custos de logística por não produzirem sua própria grama sintética, corre-se riscos de atraso na fabricação e entrega do produto, que fica sob controle de terceiros, atrasos alfandegários e portuários, risco de despadronização da produção, como muitas empresas não produzem seu gramado, não há como garantir que vai ser entregue exatamente o que foi vendido. Estes são os riscos de se comprar grama sem certificação de origem de produção.

 

Forbex é uma empresa idônea, paga seus impostos corretamente, o que pode ser constatado através da emissão de certificados nos sites oficiais do governo, sonegação é crime, e um dos meios mais comuns de se baratear o preço da grama. Forbex paga todos os impostos exigidos quando da compra dos insumos e entrada da mercadoria no país.

 

Forbex conta com a Arbustus como seus representantes locais, isso garante o seu atendimento personalizado, garante que após a compra de sua grama sintética, nós da Arbustus, como representantes exclusivos e autorizados, estaremos presentes para dirimir dúvidas, garantir o cumprimento dos termos de responsabilidade Forbex que constam no contrato e dar a orientação necessária para que seu campo possa ser mais rentável e mais durável. Arbustus como representante é comissionada para realizar este trabalho. É fácil baratear a grama quando não se conta com esta "despesa" adicional, mas também é bem mais difícil para o cliente ficar tendo que resolver tudo por telefone ou por e-mail, difícil ficar sem atendimento e orientação local e caso ocorra algum problema, é bem mais difícil resolver tudo sozinho, sem a ajuda de representantes locas que podem interceder junto ao fabricante, para atender os interesses do cliente.

Outro fator determinante para o preço é que você está adquirindo um produto com a marca da responsabilidade Forbex, uma empresa sólida, juridicamente limpa, economicamente estável, honesta em seus negócios, que tem mais de 20 anos de existência, que pode dar garantia de cinco anos e dizer que seus produtos duram mais de 10, porque ela já viveu o suficiente para ver isso e que tem clientes o suficiente para provar a veracidade destes fatos, isso tem preço, a segurança tem preço, a qualidade tem preço, mais do que justo! Você pesquisa e sabe quem somos. A garantia de saber com quem você está lidando! As fotos de nossa fábrica são nossas, são reais! Algo comum no mercado é dizer que são fabricantes, mas quando se puxa no google as imagens do endereço da mesma, o que se vê é que as imagens são as mesmas utilizadas por diversas empresas que afirmam que fabricam, mas na verdade só revendem de algum produtor chinês ou pequena indústria do Brasil. A garantia de saber o que está comprando, quem realmente está fabricando e de saber que a empresa estará lá durante e após a garantia tem preço, mas o valor disso é praticamente incalculável!

Estes são alguns fatores que fazem com que o preço da grama sintética possa ser calculado e também com que o VALOR do produto que está sendo oferecido possa ser medido.

Tudo tem seu preço, preços baixos ou altos tem os seus motivos para existir. A compra de sua grama sintética é um investimento, e todo investimento tem seus riscos, agora cabe a você decidir se quer correr mais ou menos riscos, e se quer ter pouco ou muito lucro com suas operações.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Arbustus, que sempre indicará a melhor grama sintética às suas necessidades.

Arbustus Grama Sintética e paisagismo Digital

85 - 30473154 ou 41416337

www.arbustus.com.br

 

 

1 Response

  1. […] Não há dúvida de que a grama artificial é muito mais caro do que a grama real, isso leva as pessoas a questionar se vale mesmo a pena ter um gramado artificial em casa. Muitos que se convencem de seus benefícios, pensam em economizar comprando grama sintética de qualidade duvidosa, não lembrando que todo produto tem seu “preço” e que muitas vezes a compra de um produto barato vai ser apenas a fonte de uma frustração futura com o rápido desgaste de um produto de qualidade inferior (ver “Grama Sintético – Preço – O que o Compõe?"). […]

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: