Grama sintética em Bangladesh no centro das atenções – FIFA.com

Grama sintética em Bangladesh no centro das atenções

Bangladesh possui cerca de 160 milhões de habitantes, colocando o país na oitava posição mundial em densidade demográfica. No entanto, Bangladesh ocupa a 157.ª posição no Ranking Mundial FIFA/Coca-Cola, estando na parte inferior da lista, o que não diminui de forma alguma a paixão por futebol no país – muito pelo contrário. A FIFA promove esse entusiasmo e o desenvolvimento positivo do futebol em Bangladesh por meio do programa Goal.

No âmbito deste programa, o Produtor Preferido da FIFA LIMONTA SPORT entregou, no início de março de 2012, o primeiro campo de grama sintética “11 de cada lado” à Federação de Futebol de Bangladesh (Bangladesh Football Federation – BFF) e com isso ocasionou ao mesmo tempo uma estreia: foi a primeira vez na história que um campo de grama sintética foi instalado em Bangladesh. Em novembro de 2012, esse campo recebeu o selo de qualidade FIFA RECOMMENDED 1 STAR para o padrão exigente do futebol amador e esporte popular, e deste então também está aprovado para partidas internacionais da seleção local. Um momento especial para o futebol em Bangladesh.

No entanto, foi árduo o caminho do início da construção em Dhaka – capital de Bangladesh – até a finalização do campo. Este país no sul asiático se encontra na área de influência da monção do sudoeste, e volumes de precipitação de 1.500 a 2.250 mm não são raros. Essas condições climáticas apresentaram uma tarefa difícil para os especialistas da LIMONTA SPORT – que eles resolveram de forma brilhante.

Desafios especiais
Devido à forte precipitação, era de importância essencial ter a fundação correta para o campo de grama sintética e um sistema de tubulação capaz de transportar o grande volume de água para fora do campo. O campo deveria poder suportar mesmo as piores tempestades e não se tornar uma piscina de lama gigante no período de chuvas, como vinha ocorrendo até o momento.

Portanto, era crucial obter o material certo. Isso foi mais um desafio, já que os materiais disponíveis no local não atendiam aos requisitos especiais e teriam posto em risco a durabilidade do campo. Na busca do material certo, a LIMONTA SPORT e parceiros locais foram aos países vizinhos de Bangladesh. Os componentes lá encontrados, como, por exemplo, areia ou pedra, foram refinados e adaptados às necessidades climáticas.

O uso de ferramentas especiais e máquinas que foram usadas para garantir a medida certa de estanqueidade e uniformidade da superfície também foi muito importante para a realização bem-sucedida do projeto. Também não podemos esquecer os colaboradores experientes e o seu intenso trabalho, sem o qual a conclusão das obras do campo, que logo se tornaram o centro das atenções da comunidade local, teria sido quase impossível.

O melhor apoio financeiro e técnico possível
Todo dia, centenas de crianças de todas as faixas etárias usavam o campo, que se encontra em uma das áreas densamente povoadas de Dhaka. Essas crianças conseguem exibir suas habilidades de seis a oito horas por dia, não importa como esteja o tempo. Um investimento maravilhoso na juventude e um primeiro passo para continuar promovendo o futebol de Bangladesh.

Uma trajetória também acompanhada e promovida pela FIFA. No dia 6 de março de 2012, a delegação da FIFA, dirigida pelo presidente Joseph S. Blatter, visitou Bangladesh para inaugurar o campo de grama sintética. Durante essa visita, o presidente da FIFA demonstrou estar entusiasmado com os esforços da federação e comunidade locais para melhorar sua autoconfiança em relação ao futebol.

“Seu país possui 160 milhões de habitantes, e estou convencido de que Bangladesh possui o talento necessário. Em relação à classificação para a Copa do Mundo, vocês estão num bom caminho. Vocês não estão longe dessa classificação. Talvez vocês consigam da próxima vez. O futebol é esperança, emoção; então continuem!”, disse o presidente Blatter.

Além do campo de grama sintética, também foram construídas, por meio do programa Goal, a central da federação de futebol e uma academia de futebol. “A FIFA é capaz de fornecer um suporte valioso aqui”, explicou Kazi Mohammed Salahuddin, presidente da Federação de Futebol de Bangladesh (BFF). “O objetivo principal é melhorar a habilidade de nossa seleção para estabelecê-la como uma das melhores equipes na zona asiática.”

No Comments Yet.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: