FIFA estuda o efeito da manutenção na grama sintética – FIFA.com

FIFA estuda o efeito da manutenção na grama sintética

Em diversas inspeções realizadas nos últimos anos, a FIFA constatou que diversas instalações de gramados sintéticos deixam, após pouco tempo, de exibir as propriedades de jogo apresentadas inicialmente. Acredita-se que esse fenômeno se deve principalmente a uma manutenção insuficiente, já que, no mundo do futebol, é amplamente difundida a ideia de que gramados sintéticos não necessitam de manutenção.

A consequência disso são gramados nos quais, após poucos meses, as fibras já se encontram amassadas e caídas sobre o chão, e o material de preenchimento distribuído de maneira não uniforme.

Além de afetar diretamente as propriedades de jogo do revestimento, isso também prejudica o aspecto visual, fator fundamental para um gramado ideal. Para demonstrar como uma manutenção adequada pode ser essencial e sustentável, foi realizado um estudo em sete campos com grama sintética, localizados no norte da França, sob a direção do Professor Dr. Eric Harrison (Universidade de Loughborough) e em cooperação com os três fornecedores de máquinas de manutenção SMG (Alemanha), Sisis/Dennis (Inglaterra) e Redxim (Holanda). Os campos escolhidos tinham de três ou seis anos de existência, justamente porque, após esse período, fica possível determinar as maiores alterações de qualidade dos gramados e, dessa forma, explicitar melhor a influência de uma manutenção contínua.

Para demonstrar a eficácia da manutenção, foram testados, antes e depois da intervenção do instituto de teste credenciado pela FIFA Sports Labs, critérios de desempenho, como, por exemplo, comportamentos de rolagem e quique de bola e a recuperação de energia dos campos. Os dados obtidos estão sendo avaliados e serão apresentados pelo Dr. Eric Harrison e pelo Programa de Qualidade da FIFA no congresso da IAKS, realizado na feira de Colônia, terça-feira, dia 22 de outubro, das 14:00 às 16:00h. Contudo, já se pode dizer que os resultados serão um indicador claro para todas as associações, comunidades e cidades.

Como tópico secundário, o Programa de Qualidade da FIFA irá apresentar os resultados de um estudo sobre formação de calor na superfície de gramados artificiais. Esse estudo também trará novas descobertas – essenciais para a continuação do desenvolvimento dos campos de grama sintética.

Além de estar presente no seminário da IAKS, o Programa de Qualidade da FIFA estará representado, em um estande próprio, na FSB, estando à disposição para outras discussões.

No Comments Yet.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: