Plantas medicinais em sua casa!

Vivemos numa era onde se usa e muito valoriza produtos industrializados, isto esta sendo revertido! Pesquisas avançadas, descobrem que as receitas da Vovó são funcionais e os produtos naturais se tornam cada vez mais importantes para curar doenças e nos trazer qualidade de vida.

Vamos conhecer alguns tipos de plantas medicinais que você poderá ter na sua casa e que muito podem lhe ajudar em seu dia-a-dia:

  1. Erva-cidreira :Também chamada de melissa, essa planta é útil no tratamento de problemas digestivos, problemas de sono, ansiedade, nervosismo, herpes labial, etc. Além disso, a melissa pode ser usada em sucos, chás e doces, dando um aroma e sabor refrescantes.

  1. Hortelã : capaz de aliviar enjoos e combater inflamações, deve ser plantada com mudas, por meio de rizomas retirados de plantas desenvolvidas ou, até mesmo, a partir do enraizamento de estacas. Comporta-se bem em solo úmido, rico em matéria orgânica, e deve receber bastante luminosidade (cerca de três a quatro horas de incidência solar diária).

 

  1. Manjericão : O manjericão é uma planta muito aromática amplamente usada na cozinha, em saladas, molhos, pizzas, sopas e até sucos. Além do seu delicioso sabor, essa erva ajuda nos problemas gastrintestinais, como dispepsia, flatulência, mau hálito e até na tosse. Seus efeitos ainda são benéficos nos casos de bronquite e aftas.

4.Tomilho : Essa erva aromática vai muito bem com molhos, frango, na pizza e até em chás. Ele também é um excelente fluidificante e expectorante, sendo útil no tratamento da tosse, bronquite, congestão nasal,sinusite e resfriados.

5. Alecrim : Também é muito usado na culinária em molhos, sopas, caldos e carnes. Seu óleo essencial é rico em antioxidantes que também têm propriedades anti-reumáticas, depurativas e diuréticas. Externamente, o óleo essencial de alecrim pode ser usado para artrites, artroses e reumatismos. Internamente, o alecrim é usado contra tosse, dor de cabeça, cistite, úlceras e até contra o Alzheimer.

  1.  Aloe :Também conhecida como aloe-vera e babosa, essa planta é rica em mucilagens, vitamina E e C que são excelentes aliadas na saúde da pele. Sua seiva interna é usada para aliviar queimaduras, promover cicatrização, hidratar a pele, acalmar irritações e psoríase. Suas propriedades antissépticas são empregadas para limpar cortes e ferimentos abertos, aftas e inflamações. Além disso, o uso interno da aloe é laxativo.
  1. Boldo-do-chile : Esse arbusto de pequeno-médio porto é muito empregado por suas propriedades digestivas, sendo uma das plantas medicinais mais usadas para para dor de barriga, problemas de digestão, flatulência, espasmos e úlceras. O uso mais comum do boldo-do-chile é na forma de chá (infusão), mas também há comprimidos, cápsulas e gotas da planta.

  1. Erva-doce :  Arma poderosa contra cólicas e problemas digestivos, além de tosse e bronquite, devido à sua função expectorante, precisa ser cultivada em local ensolarado e receber regas uma vez ao dia, mas com cuidado para não deixá-la encharcada. Sua multiplicação é feita em solos arenosos a partir de sementes ou mudas já formadas.
  1. Arruda : Essa planta é largamente conhecida no Brasil. Seu uso é externo (na forma de banho de arruda) e age na melhoria de varizes melhorando a circulação vascular. O uso interno é contraindicado devido à toxicidade hepática da arruda.

Onde plantar?

Use sua criatividade, potes plásticos, jarros, latinhas decoradas ou mesmo produtos concebidos especialmente para isso como a jardineira abaixo podem ser utilizadas para o plantio.

vasart vasos colecoes jardineira vertical3

Esta jardineira você encontra pronta entrega na Arbustus - Av. Bezerra de Menezes, 09 - Farias Brito - Fortaleza-CE, 85 3047.3154 / 4141.6337

 

Legal né? sabermos que  podemos ter plantas com muito benefícios no quintal de casa!

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: